top of page

Entrevista realizada com a Sra Elisabeth Barnard fundadora/diretora da revista ZEN Energy, que é uma publicação voltada para o desenvolvimento pessoal.

Desde já queremos agradecer a sua disponibilidade e contributo para o Jornal “Aqui por Vós” , que é uma atualização mensal  das notícias sobre o casal Pedro Guedes e Kelly Baron.

Jornal :   As publicações sobre alimentação saudável, exercícios físicos para melhorar a saúde, já se tornaram uma constante, nos dia atuais . A Zen Energy, além desses temas, também se dedica a vários outros, que visam o equlibrio pessoal de cada um . Como surgiu o conceito Zen Energy ?

ZEN  Energy :    Nasci num país comunista, a Roménia, com pouca liberdade de expressão, onde a situação social e económica era complicada para a maioria das pessoas. E desde sempre há uma pergunta que me atormenta, como fazer para encontrar alegria onde ela não existe. O meu tio, médico cirurgião, especializou-se no entanto, em acupunctura na China e criou uma clínica de terapias alternativas e complementares já nos meados dos anos ‘80. Fiquei sensibilizada a estes temas e vários momentos e situações vivenciadas na clínica e não só, contribuiram para que o conceito da revista brotasse na minha mente e crescesse dentro do meu coração durante muito tempo para se concretizar anos mais tarde, em 2009. Fico assim grata ao Universo por me ter proporcionado a possibilidade de poder contribuir, graças à ZenEnergy, para o bem-estar das pessoas, através de uma mudança de consciência, acrescentando valor, fazendo a diferença na vida de todos.

Jornal :      Pela  variedade de assuntos abordados na revista, consideramos que os leitores sempre vão encontrar algum tema que seja de interesse pessoal, ou que seja adequado ao momento vivido . Como o Stress é a palavra-chave do dia a dia, como avaliam o contributo da revista para essas pessoas ?

ZEN  Energy :      A  ZenEnergy surge para convidar os leitores a refletir sobre valores mais douradouros, procurando a sua realização em caminhos menos ilusórios, menos ligados a valores transitórios como os bens materiais ou a vaidade.

A Felicidade que todos queremos atingir, existe dentro de nós, muitas vezes bem escondida por baixo de muitas camadas de resistência, de medo, de arrogância, de incertezas, de apatia, vertentes que levam todas ao stress.

Tenho a profunda convicção que a nossa vida exterior é o reflexo da nossa vida interior, havendo uma relação direta entre a maneira como pensamos, sentimos e o modo como agimos e vivemos.

Exatamente como cada ser vivo, também a nossa revista é formada por muitas dimensões e muitas vertentes e todas fazem falta. Por isso, procuramos fazer uma revista diversificada e verdadeiramente útil, onde cada pessoa encontre ideias e soluções que fazem sentido para si. Virada para quem quer melhorar a sua vida, esta revista convida cada leitor a procurar seu próprio caminho, ajudando-o neste processo, inspirando-o e motivando-o.

Jornal :      A partir da idéia inicial, quais os passos seguidos, para que finalmente fosse publicado o primeiro número da revista ? Tiveram alguma dificuldade, na aceitação do conceito ?

ZEN  Energy :     Hoje, somos confrontados   continuadamente com o estilo de vida glamouroso das celebridades, as viagens que fazem, o dinheiro que gastam, as coisas que têm e as revistas refletem isso tudo em demasia. Consequentemente, é muito fácil de nos convencermos que se não temos aquela vida é porque nos falta sentido ou que valemos menos do que os outros, ou que resulta em baixa autoestima, frustração, depressão, stress, etc.

A ZenEnergy veio mostrar um lado diferente da vida e, por isso, não tivemos praticamente nenhuma dificuldade em destacarmo-nos, a revista foi um sucesso desde o início. Sendo que nem sempre podemos controlar o que nos acontece na vida, o objetivo principal é conseguirmos controlar o que iremos sentir e o que fazer quanto àquilo que nos acontece.

Para mim, o grande paradoxo da espiritualidade na atualidade é ter que viver a dimensão espiritual, estando permanentemente no domínio da dimensão material. É fácil sentirmo-nos gratos pelas coisas boas, mas é muito difícil sentirmo-nos agradecidos e felizes quando enfrentamos dificuldades. E para as superar, o que ajuda mesmo é a maneira de encarar a vida, a maneira de ser, é a nossa atitude que pode fazer toda a diferença. Quanto melhor a nossa atitude, maiores as hipóteses de conseguir superar dificuldades, crescer e seguir em frente.

Jornal :     O  objectivo da Equipe Zen Energy visa contribuir para que todos vivam em harmonia consigo próprio e em sociedade, no seu lar, na sua profissão. Quais os benefícios que os ideais abordados pela revista trouxeram para o vosso grupo de trabalho?

ZEN Energy :      A maior parte da nossa sociedade está em conflito, porque as pessoas estão a executar atividades que não são delas, com as quais não se identificam. Deve ser terrível  sentir que se está no lugar errado. A fazer coisas que não nos dizem respeito, todos os dias, durante anos, sem ripostar, sem se questionar, sem se rebelar e sem tentar mudar e… sem viver. Na maioria dos casos, é preciso de uma crise existencial para nos mostrar que devemos seguir o nosso caminho e não o dos outros. Todos nós podemos ser Luz e Escuridão e porque não tentar sermos simplesmente quem somos, nada mais? Porque não mudar a nossa atitude para que surja o nosso lado mais positivo e, assim, sermos dominados pelo amor, respeito, compreensão, apreciação e preocupação com os mais frágeis? É isso que nos move e nos faz sair da cama felizes todas as manhãs.   O prazer no trabalho é fundamental, faz parte da condição humana e como tal é indissociável da existência. O trabalho cria identidade e forma, a consciência e a nossa pequena equipa está muito motivada, empenhada e apaixonada na criação desta revista e de todas as outras que pertencem à editora.

O nosso trabalho representa um prazer incomensurável, porque gera realização. Qualquer um de nós se sente valorizado e reconhecido pelo que faz, possibilitando-nos aprender, criar e inovar, o que é muito bom para a autoestima. É bom para nós e para os leitores.

Jornal :    Observamos um grande número  de colaboradores, de diversas áreas, que fazem parte das  Edições da revista . Como se formou essa equipe de trabalho tão variada ?

ZEN Energy :      O verdadeiro sucesso é conseguir ser feliz. Não é o sucesso que nos traz felicidade, mas o caminho para lá chegar. Diz-se que o passarinho não canta porque é feliz, mas é feliz porque canta. Sou uma grande defensora desta filosofia. No entanto, não é fácil atingir uma felicidade douradoura, num sistema económico, social, ético e moral que nos leva a acreditar que de facto não valemos grande coisa. Por isso, rodeamo-nos de especialistas, psicólogos, dietistas, naturopatas, nutricionistas, terapeutas, com grande experiência profissional, mas também na capacidade de avaliar, de sentir, de intuir, de explicar e, claro, com algum jeito para a escrita, o que faz a riqueza desta revista única no mercado português.

Jornal :  Alguns de nossos leitores relataram certa dificuldade em encontrar a revista em bancas de jornal. Como se interessaram por ela, pela variedade de assuntos  abordados, gostariam de saber se há algum outro meio, para que a revista seja adquirida .

 

ZEN  Energy :     Fico muito admirada pela dificuldade em encontrar a revista em banca, mas saibam que a revista ZenEnergy tem uma aplicação ,

Disponível para iOS: https://itunes.apple.com/us/app/zen-energy/id900486040

Disponível para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobishout.zenenergy&hl=pt_PT)

que se pode instalar gratuitamente para comprar a revista mensalmente ou pontualmente, de acordo com aquilo que se pretende.

Também podem fazer-se assinaturas anuais ou semestrais. Para isso, basta acederem ao site www.revistazen.pt.

Jornal :     Para  terminar e agradecendo mais uma vez todo o seu contributo, pedimos que usufrua deste momento, para nos deixar algumas palavras ou informações que considere importantes, sobre a ZEN Energy .

Zen Energy :  Apercebi-me há algum tempo que o maior sofrimento que temos decorre, principalmente, da resistência àquilo que temos de enfrentar. Por isso, é que a nossa revista ZenEnergy é tão importante. Muitos de nós sentimos uma necessidade imperiosa de transformação, mas não sabemos o que fazer. A revista foi concebida, ao longo de todos estes anos,  para apoiar os leitores com vontade de crescer, de lidar com asquestões do dia a dia, para saberem posicionar-se nos relacionamentos, na comunicação, na gestão das suas emoções, na prevenção e compreensão das doenças. A revista oferece ferramentas fortes sobre como lidar com os nossos filhos, maridos, amigos e chefes, com os nossos amores e desamores. Mas, também quer informar, partilhar conhecimentos, ensinar, transmitir valores, ser inspiradora, ter interesse pelo próximo e ajudá-lo a não se perder dele mesmo, a não ser enganado e a não se enganar.

O verdadeiro sentido da vida é vencermo-nos a nós próprios... Vencer os outros, todos sabemos, é bem mais fácil!

Jornal :  A revista ZEN Energy já conta com 84 edições. Na mais recente,  tem Kelly Baron como capa. Quais os critérios em que se baseiam para a escolha das capas de cada edição?

ZEN  Energy :   Não há educação como aquela que é dada pela adversidade. Eu sou um produto original de uma vida que nunca me foi fácil. E para parafrasear Freud: «Fui uma mulher afortunada: nada na vida me foi fácil». E agradeço todos os dias ao Universo por me ter proporcionado essa dificuldade para que possa ser hoje, quem sou.

Temos sempre a escolha entre entregar-nos às situações adversas que estamos a viver ou a enfrentá-las, aprendendo com elas, crescendo. Devemos aproveitar estes momentos de insatisfação, incómodo, infelicidade, para encontrar maneiras diferentes, e porque não, melhores, de namorar, de comunicar, de nos comportar, de trabalhar e, sobretudo, de estar na vida. É o que queremos mostrar nas entrevistas de capa, com as quais as pessoas podem identificar-se e aprender outras maneiras de estar e de encarar a vida.

As pessoas que escolhemos para a entrevista da capa têm que ter algum ‘sumo’ para inspirar os outros e os encorajar a desenvolverem o hábito de questionar, de raciocinar, de analisar, de ver mais longe e de construir o futuro com conhecimento, ousadia, motivação e confiança. Só deste modo poderemos evitar situações que nos desagradam e que, tantas vezes, ultrapassam o nosso poder de compreensão.

bottom of page