top of page

Entrevista realizada com o Sr.  Ricardo Ribeiro (Gestor de Marketing) da Aveleda, produtora da marca de vinhos  Casal Garcia, com sede em Penafiel, Portugal.

 

 

Aveleda: “ Uma Empresa que cuida de suas raízes, para que seus galhos alcancem o céu”

Desde já queremos agradecer a sua disponibilidade e contributo para o Jornal “Aqui por Vós” , que é uma atualização mensal  das notícias sobre o casal Pedro Guedes e Kelly Baron.

Jornal : Como e em que época foi iniciada a produção de vinhos na propriedade denominada Aveleda ?   

 

Aveleda : Desde 1870, a Aveleda tem sido gerida e cuidada pela mesma Família, mantendo desde essa data o mesmo apelido varonil: Guedes. A história da família Guedes passou sempre pela Quinta da Aveleda, que já faz parte da identidade da família.

A Aveleda é um nome com várias gerações. Os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam de 1870, pela mão de Manuel Pedro Guedes (1837-1899), conhecido pela sua forte vocação empreendedora e considerado o fundador do negócio tal como o conhecemos hoje. O seu trabalho deu frutos e a qualidade dos vinhos da Aveleda começou a ser reconhecida, como o comprovam as medalhas de ouro arrebatadas nos concursos internacionais de Berlim (1888) e Paris (1889).

Hoje a empresa continua a pertencer a 100% à família Guedes, sempre empenhada em manter este legado familiar que já passou por várias gerações.

Jornal : Qual a origem do nome Aveleda ?

 

Aveleda : A história da Quinta da Aveleda perde-se no tempo mas existem inúmeros registos sobre a mesma a partir do século XVI. Tratou-se sempre de uma propriedade agrícola composta por um conjunto de quintas que, ao longo dos anos, passaram de mão em mão, até que Manoel Pedro Guedes de Silva da Fonseca, em torno 1850, entediado da vida da capital e da política, começou a apaixonar-se pela sua Quinta e foi viver para a Aveleda.

Jornal : Como e quando surgiram os vinhos  que levam a marca Casal Gracia, e que são produzidos em Aveleda ?

 

Aveleda : Os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam de 1870, pela mão de Manuel Pedro Guedes (1837-1899), conhecido pela sua forte vocação empreendedora e considerado o fundador do negócio tal como o conhecemos hoje. O seu trabalho deu frutos e a qualidade dos vinhos da Aveleda começou a ser reconhecida, como o comprovam as medalhas de ouro arrebatadas nos concursos internacionais de Berlim (1888) e Paris (1889).

Casal Garcia, lançado em 1939, foi o primeiro Vinho Verde engarrafado que apareceu no Brasil, sendo os mercados das ex-colónias os principais mercados externos.

Jornal : Temos o relato do Sr. Marcos e da Sra. Camila, que estiveram a visitar a Quinta em fevereiro deste ano, e que se mostraram surpresos e encantados com a arquitetura que, segundo eles, parecia saída de um conto de fadas. Quem iniciou e quantas gerações de família se dedicaram e ainda se dedicam à fabricação dos vinhos, da Quinta Aveleda, incluindo os da marca Casal Garcia?

 

Aveleda : Tal como referido acima: Desde 1870, a Aveleda tem sido gerida e cuidada pela mesma Família.

A quinta geração, mais de 140 anos mais tarde, é quem se encarrega de dar continuidade ao legado familiar, orgulhando o trajecto deixado pelas 4 gerações anteriores, e abrindo caminho para as gerações futuras.

Jornal : Qual a capacidade de produção da Quinta de Aveleda ?

 

Aveleda : Em 2015 a Aveleda produziu cerca de 17 milhões de garrafas.

Jornal : Os vários vinhos produzidos, levam os nomes dos vinhedos de onde foram retiradas as frutas para a fabricação dos mesmos?

 

Aveleda : Na Aveleda temos várias marcas. Casal Garcia, por exemplo, teve origem o nome, na vinha que lhe deu origem, mas as uvas provem de muitas vinhas alem da originária.

No caso de outras marcas, temos por exemplo a Follies ou Charamba, que nada tem a ver com o nome da vinha oriunda.

Jornal : Como foi desenvolvido o conceito de se aliar a modernidade ao antigo, fazendo com que uma visita à Quinta e suas dependências, se torne, de acordo com o relato dos visitantes, “uma aconchegante visita à casa da avó “ ?

 

Aveleda : Neste caso, não se trata de um conceito mas de algo intrínseco à Quinta da Aveleda e à família que detém a mesma. A preservação da identidade deste lugar único leva todos os visitantes numa viagem no tempo durante a qual se partilham histórias. Desta «aconchegante visita» fazem também parte os produtos produzidos na Quinta.

Jornal : Quais as dependências que os visitantes podem conhecer, em um tour pela Quinta, e qual a infra estrutura oferecida para alimentação, degustação dos vinhos e de outros itens que são ali produzidos ?

 

Aveleda : Durante a visita guiada, é possível conhecer o nosso engarrafamento, a Adega Velha, ter um contacto com as vinhas que circundam o jardim. Neste percurso, marcado por um importante legado arquitetónico e botânico, o contacto com a natureza é constante.

Dispomos de vários programas e atividades como provas temáticas, almoços (que podem ser servidos na nossa varanda com vista sobre as vinhas), piqueniques nas vinhas, entre outros.

Uma experiência que sugerimos a todos!

Jornal : O Casal Garcia é provavelmente a marca de vinhos portugueses mais conhecida no Brasil. Como começou essa exportação 

 

Aveleda : Desde os anos 60 que Casal Garcia é dos vinhos Portugueses mais exportados para o mercado Brasileiro.

Jornal : Temos acompanhado o lançamento, principalmente em Portugal e Brasil, da Nova Sangria da marca Casal Garcia, nomeadamente pela presença de Pedro Guedes na divulgação da mesma, juntamente com seu irmão Ricardo. Qual o critério usado para que fossem escolhidos  para essa tarefa?

 

Aveleda : Tanto o Pedro como o Ricardo têm o perfil ideal para representar a marca. Tal como em toda nossa a comunicação, o nosso claim é “haja alegria, haja Casal Garcia”, e quer o Pedro quer o Ricardo são a alegria em pessoa  ! Foram uma escolha natural pelo perfil que apresentam.

Jornal :   Para terminar e agradecendo mais uma vez todo o seu contributo, pedimos que usufrua deste momento, para nos deixar algumas palavras ou informações que considere importantes, sobre  a marca de vinhos Casal Garcia.

 

Aveleda : Para terminar, acho interessante contar a história de Casal Garcia. Aqui vai:

O Casal Garcia nasceu em 1939, num ano em que a vindima foi particularmente boa. Ao regressar de comboio das vindimas do Douro, o enólogo francês Eugène Hélisse decidiu interromper a sua viagem para o Porto, após passar pelas vinhas da Quinta da Aveleda, em Penafiel. Vestido de branco, e com um chapéu de palha para escapar ao calor do fim de Verão, iniciou uma caminhada até à adega daquela propriedade. Entrou, apresentou-se e insistiu em falar com um dos proprietários: Roberto Guedes. O que avistara minutos antes da janela do comboio foi verdadeiramente especial: as vinhas estavam primorosamente tratadas e as parcelas delimitadas consoante a casta usada, tudo ao estilo francês. Este costume não era habitual na região Demarcada dos Vinhos Verdes. Após uma longa conversa com Roberto Guedes, este decidiu contratar os serviços do enólogo francês, que lhe prometera melhoramentos significativos no método de vinificação. Os resultados evidenciaram-se com o fim da vindima, quando Eugène Hélisse retirou uma amostra de um pipo de madeira e a colocou numa velha garrafa de vidro. O vinho tinha uma cor linda e transparente, assim como uma frescura tão evidente que emocionou os presentes. Assim, e para realçar o aspecto do vinho, passou um lenço de renda pela garrafa, de modo a limpar o pó da garrafa. E nunca mais dali saiu a renda!

O nome veio por si mesmo, uma vez que aquele vinho provinha de uma das vinhas da Aveleda: a de Casal Garcia.

bottom of page