top of page

Entrevista com Jorge Pina, Campeão de Boxe Nacional em Portugal, atleta paraolímpico, fundador da Associação Jorge Pina, que tem por lema “ Inclusão, Harmonia e Paz “.

Desde já queremos agradecer a sua disponibilidade e contributo para o Jornal “Aqui por Vós” , que é uma atualização mensal  das notícias sobre o casal Pedro Guedes e Kelly Baron. 

Jornal : Como surgiu a idéia da criação da  Associação  Jorge Pina, e quais as dificuldades enfrentadas para a concretização dessa idéia ?

 

Jorge Pina :  A ideia surgiu dentro de um grupo de amigos depois de ter cegado. O meu objetivo era ajudar os jovens partilhando a minha história de vida. O meu objetivo era ajudar jovens em situações vulneráveis a tomar um rumo na sua vida.

Passamos por várias fases durante a criação da Associação, sendo que as dificuldades prenderam-se sobretudo com questões burocráticas e financeiras. Outra dificuldade foi arranjar pessoas que tivessem uma motivação semelhante à minha e me ajudassem nesta caminhada.

Jornal : Qual o público atendido pela Associação, nos dias de hoje ?

 

Jorge Pina : Atualmente o público alvo é sobretudo crianças e jovens em risco social e pessoas com deficiência, seja ela qual for (física ou intelectual).

Jornal : Em que consiste a Escola de Atletismo Adaptado ?

 

Jorge Pina : Consiste em proprocionar a todas as crianças e jovens, com necessidades educativas especiais (ou seja, com qualquer tipo de deficiência) a prática de atletismo de forma regular e consistente tendo como objetivos, promover a inclusão social através do desporto, proporcionar uma melhoria da autoestima e da autoimagem, entre outros.

Jornal : Temos observado, neste tempo em que acompanhamos as notícias do seu trabalho , que muitas pessoas públicas aderem às campanhas e aos eventos realizados para angariar fundos, e com isso, tornar a Associação uma entidade viva e atuante. Considera que as pessoas estão se identificando mais com os ideais propostos ?

 

Jorge Pina : Sim, o povo em geral é bastante solidário. E participando nestas campanhas sentem que estão a ajudar e são parte ativa na concretização de sonhos de crianças que de outra forma não teriam oportunidade de fazer algo tão simples como correr.

Nota da Redação : Nós, que seguimos o casal Pedro Guedes  e Kelly Baron desde a participação deles no BBVip, tanto em Portugal como no Brasil, tivemos a honra de conhecer Jorge Pina através do programa “Splash”, do qual também participava Ricardo Guedes, irmão do Pedro, fato que nos levou a acompanhar  os maravilhosos  saltos à piscina, inclusive o salto duplo realizado por Ricardo e Jorge Pina.  Além deste acompanhamento, também tivemos o prazer de ouvir, on line,  a entrevista feita com Jorge Pina pelos manos Guedes, no programa de rádio “À Moda dos Guedes”, e temos sempre obtido  informações atualizadas através  do Facebook da Comunidade da Associação Jorge Pina.  ( Ver Aqui

Jornal : O Jorge já contou com a participação do casal Pedro Guedes e Kelly  Baron em alguns eventos em prol da Associação . Recentemente, no mês de outubro, eles participaram do evento “Corrida Solidária Internacional” , em comemoração ao “Dia Internacional de Erradicação da Pobreza” , e participarão, no dia 5 de dezembro, do evento Fire Run – Caminhada para angariar fundos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra e também para a Associação Jorge Pina.  Como nos descreve a sua relação pessoal com o casal ? 

 

Jorge Pina :      Sinto que são pessoas boas, com bom coração e que se revêm nos objetivos da Associação. Sinto que quando necessário, eles estão disponíveis e que posso contar com eles,  sempre que é preciso ajudar e lutar por uma boa causa.

Jornal :   O Jorge  já esteve no Brasil, participando de alguma prova ?

 

Jorge Pina :   Após ter cegado comecei a praticar atletismo e passados aproximadamente 6 meses fui ao Brasil participar no Campeonato do Mundo, na prova dos 5000 e 10000 metros.

Jornal :  Porque a escolha da corrida como o desporto mais importante da sua atual prática desportiva ? (apesar de praticar  vários  outros,  sendo também professor ) 

Jorge Pina : Quando praticava boxe, a corrida sempre fez parte da minha preparação. Sempre gostei de correr e sempre fui uma pessoa de desafios e encontrei na corrida e nas Maratonas algo que me completava como atleta. Correr é como uma meditação ativa. Representa foco, superação, luta e eu gosto de desafios e foi nesta prova que encontrei uma forma de me auto-transcender.

Jornal : Quais as suas expectativas, para as Olímpiadas de 2016, no Brasil ?

Jorge Pina : Fazer o meu melhor é o objetivo principal.  Por patamares os meus objetivos são: bater o meu record pessoal, ficar nos 10 primeiros e se possível (e porque não) ganhar uma medalha.

Frases Jorge Pina 

"Valorizar o  SER e não o TER."

 

" Deus nunca me abandonou . Simplesmente,  deu-me outro caminho"

 

"Sem sonhadores, o mundo não teria graça"

 

" Onde há vontade, não há Limitações "

 

" A Humildade é uma das maiores riquezas que uma pessoa pode ter " 

Participação de Jorge Pina no Programa "Alta Definição"

 

Vídeo : Ver Aqui

 

Jorge Pina, atleta paralímpico português, foi campeão nacional de boxe, esteve em Missão de Paz com o Exército Português na Bósnia e, depois de cegar, continuou a lutar pela vida, venceu a delinquência juvenil e é hoje um modelo de comportamento para dezenas de jovens.

 

 

Uma entrevista com a força da vida.

bottom of page