top of page

Entrevista realizada com o Dr. Rui Dantas, Diretor da Aldeia SOS Gulpilhares – Vila Nova de Gaia – Portugal

Desde já queremos agradecer a sua disponibilidade e contributo para o Jornal “Aqui por Vós” , que é uma atualização mensal  das notícias sobre o casal Pedro Guedes e Kelly Baron.

Jornal : Em linhas gerais, como surgiu a idéia das Aldeias SOS , que hoje têm 533 unidades pelo mundo ? Qual foi a primeira aldeia onde e quando surgiu ?

 

Aldeia SOS : A primeira Aldeia de Crianças SOS foi construída em Imst na Austria em 1949. Em 1949, Hermann Gmeiner, médico austríaco, orfão de mãe desde muito pequeno, constatando o elevado número de crianças orfãs, sobretudo vítimas da 2ª Guerra Mundial, criou em Imst (Tirol, Áustria) a primeira Aldeia de Crianças SOS.

A ideia rapidamente se espalhou por todo o mundo, por forma que as Aldeias de Crianças SOS estão hoje em 133 países, e são consideradas a forma ideal de solucionar o problema das crianças desprotegidas, pois respeita os mais elementares e naturais princípios pedagógicos e da convivência familiar e social exigíveis no início da vida e durante o período fundamental da educação humana.

Hermann Gmeiner faleceu a 26 de Abril de 1986, tendo estabelecido 230 Aldeias de Crianças SOS em todo o mundo.

Jornal : Como começaram as Aldeias SOS em Portugal ? Quais os pioneiros da implantação das Aldeias em terras portuguesas ?

 

Aldeia SOS : Foi em 1964 que a Dra. Maria do Céu Mendes Correia e a Dra. Palmira Cabrita Matias fundaram a Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal, juntamente com outros amigos e ainda com o Dr. Hermann Gmeiner, fundador das Aldeias de Crianças SOS Internacional.

Tudo começou quando ainda eram jovens universitárias e se interessaram pelos problemas sociais que afligiam o país, nomeadamente a situação das crianças que viviam em grande miséria física e moral, nas barracas e bairros degradados.

Em 1964 foram aprovados os Estatutos da Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal. É aceite o acolhimento conjunto de crianças de ambos os sexos.

 Em 1967 foi inaugurada a Aldeia de Bicesse com três casas e instalação das primeiras famílias SOS com a presença do Secretário Geral da SOS-Kinderdorf, Dr. Hansheinz Reinprecht, que ao longo dos anos seguintes foi um grande amigo das Aldeias de Crianças SOS de Portugal.

Em 1975 foi criado o Campo de Férias SOS na Quinta dos Cardosos (Aldeia do Meco), através da oferta do terreno pelo seu proprietário.

 Em 1980 foi inaugurada a segunda Aldeia de Crianças SOS em Portugal – Gulpilhares (V.N. Gaia).

 

Em 1986 foi inaugurada a terceira Aldeia de Crianças SOS em Portugal – Guarda.

Em 1991foi inaugurado o Centro Social “Arco-Íris” em Bicesse – Lar para mães SOS reformadas, Lar Idosos, jardim de infância e creche.

Jornal : Atualmente, quais são as Adeias SOS em funcionamento em Portugal ?

 

Aldeia SOS : Aldeias de Crianças SOS de Bicesse, Gulpilhares e Guarda.

Jornal : Quando foi criada a Aldeia SOS de Crianças de Gulpilhares em Vila Nova de Gaia , como é sua estrutura física, e quais os principais objetivos da Aldeia ?

 

Aldeia SOS : Em 1980 foi inaugurada a segunda Aldeia de Crianças SOS em Portugal – Gulpilhares (V.N. Gaia).

Tem 6 casas em funcionamento, com 5 mães sos e uma média de 5 crianças por casa, sendo uma destas um lar masculino pra jovens que preparam a sua autonomia

Acolher  crianças e jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos e de ambos os sexos.

 

Jornal : Atualmente, a Aldeia SOS de Crianças de Gulpilhares atende quantas crianças ?

 

Aldeia SOS : 24 crianças e jovens. Para além disso a Aldeia apoia os cerca de 10 ex-residentes com bens alimentares e roupas..

Jornal : Para informação de todos os nossos leitores, quais seriam basicamente, neste momento, as necessidades da Aldeia ?

 

Aldeia SOS : Novos amigos sos com uma contribuição monetária mensal constante (8 eur mês). Bens alimentares não pereciveis tais como arroz, massa, cereais, enlatados, azeite, oleo, produtos higiene, produtos limpeza. Roupa diversa.

Jornal : No dia 19 de junho, foi realizada a II Corrida pela Alegria do Movimento, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, evento organizado pela Aldeia SOS de Crianças de Gulpilhares , e que contou com a participação de Pedro Guedes e Kelly Baron . Como foi a participação do casal, e qual o contributo que a presença deles trouxe ao evento ?

 

Aldeia SOS : Ambos tiveram uma participação muito aberta e divertida, tendo tirado fotos com todas as crianças e jovens que lhes solicitaram. Todos os nossos participantes gostaram do curto, mas intenso convivio com o Pedro e a Kelly

Jornal : Agradecendo desde já todo o seu contributo, gostaríamos que usufruísse deste espaço, para esclarecer quais os meios que poderão ser utilizados , para as pessoas interessadas em contribuir para tão nobre causa.

Aldeia SOS :   Poderá dirigir-se diretamente à Aldeia na morada : 

 

Avenida dos combatentes do ultramar Portugues nº2069

(Estrada Nacional 109)

4405-601 GULPILHARES

Telefones

+351 227 623 084

+351 227 620 192

Conta Montepio Geral

IBAN: PT50 0036 0088 991000 13262 51

Swift/BIC: MPIOPTPL

Conta Millenium BCP

IBAN: PT50 0033 0000 500384 95952 05 

Swift/BIC: BCOMPTPL

bottom of page