Um doce Gorila

Quem não tem, desde a infância, memórias de um doce em particular ? A alegria de ir ao mercadinho , comprar uma bala, uma goma elástica ( chicletes, aqui no Brasil) ou algum dos doces típicos que faziam a alegria da criançada .... E alguns desses doces ainda existem no mercado . É claro que passaram por modificações, durante o tempo, com o objetivo de se se tornarem adequados à época moderna. Desde os ingredientes até às grandes fábricas industrializadas e modernas para a sua confecção.
Mas esses fatores não modificam as lembranças ...... O nome, as embalagens, tudo nos remete à infância. E as novas gerações vão também se habituando a eles, e assim continuam fazendo parte do universo infantil .
Não seria diferente com o Gorila. Pesquisando a respeito, (obrigada, Joana Raquel, pela ajuda ) , descobri que "Gorila é uma das marcas mais doces em Portugal. Desde 1975 que Gorila marca a história do saboroso mundo das pastilhas elásticas. Tornou-se num símbolo na vida de muitas gerações, despertando emoções e doces recordações. Os primeiros sabores foram tutti-fruti e menta, Em 1979, é lançado o sabor de banana e, dois anos mais tarde, em 1981 a «Super GORILA®» é fabricada pela primeira vez com o sabor tutti-fruti e menta. O sabor de morango surge em 1983 e em 1986 o sabor de laranja. Gorila é, ainda nos nossos dias, sinónimo de “verdadeira pastilha elástica”, 100% portuguesa e continua a trazer doçura à vida de todos. Com o lançamento de novos produtos e de uma experiência de sabor ainda mais prolongada, Gorila volta a surpreender miúdos e graúdos."
E dentro dessa nova realidade do nosso doce Gorila, temos as gomas elásticas sem açúcar, e outras delícias da marca, que faz parte da Lusiteca.




Nossa curiosidade não parou por aí .... como serão as instalações modernas das delícias Gorila ? Vamos a isso ! Temos abaixo, um vídeo demonstrativo da fabricação das pastilhas, com imenso e moderno maquinário e uma explicação das metas a serem alcançadas pela empresa. Muito interessante, a nível de conhecimento !

( Ver Aqui )
CURIOSIDADE >>> Via Wikpédia >>>>>> Pastilhas Elásticas (chicletes) no Brasil >>>
Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o norte-americano Thomas Adams, Jr. iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz.
As duas grandes guerras mundiais, principalmente a segunda, contribuíram para o aumento da popularidade da pastilha elástica, não só nos Estados Unidos mas também um pouco por todo o mundo. Era tida como terapia relaxante para o estresse diário de que as pessoas eram vítimas. E também para evitar o congelamento da mandíbula durante as emboscadas noturnas.
Com o aumento do seu consumo, os fabricantes tiveram de procurar novos produtos que substituíssem as resinas naturais. Surgiram novos tipos (sem açúcar, com novas cores, novos sabores, novos formatos etc.) e novas marcas de pastilhas.
No Brasil, a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945, sendo Natal, no Rio Grande do Norte, a primeira cidade brasileira a conhecer o produto, e usá-lo
E agora, o motivo da nossa curiosidade ter sido despertada ....... A rúbrica do programa Juntos à Tarde, daSIC ,"Desafio Gorila" , que consiste em que os repórteres Gorila, Pedro Guedes e Rodrigo Castelhano , desafiem pessoas famosas para aventuras radicais, e proporcionando também passatempos interativos, através da página do Facebook do Desafio Gorila . Pedro tem demonstrado que a escolha dele para a apresentação do programa foi a mais acertada possível, pelo seu bom feitio, seu senso de humor, sua simpatia e seu amor pelo esportes . Parabéns, Pedro !!!


Abaixo, um trecho da gravação do primeiro programa da série Desafio Gorila, onde o desafiado foi o próprio Pedro Guedes, para um vôo de Parapente.