top of page

 

Entrevista realizada com a Sra. Celina Ribello, Diretora Executiva do Jonal Folha do Batel – Curitiba -  Paraná – Brasil .

Desde já queremos agradecer a sua disponibilidade e contributo para o Jornal “Aqui por Vós” , que é uma atualização mensal  das notícias sobre o casal Pedro Guedes e Kelly Baron.

Jornal : Como surgiu o projeto do Jornal Folha do Batel ? E qual foi o ponto determinante, para que ele tivesse o formato que tem atualmente ?

 

Folha do Batel :  Surgiu há 15 anos atrás , no escritório do Jornal Agua Verde, do meu amigo e mentor o jornalista José Gil de Almeida, jornal este em que eu  atuava como gerente comercial . Alem da Folha do Batel, lançamos próximo da mesma época o Jornal do Centro Civico, de uma outra região da cidade que hoje está sob a direção de Mauricio Grabowski.  Os jornais de bairros de Curitiba estão cada vez mais se fortalecendo e para essa união se mostrar presente , formamos a Associação dos Jornais de Bairro do Paraná ,  com a posse da nova diretoria , na qual faço parte , no dia 14 de junho , às19 horas, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, com participação de candidatos a prefeito, deputados, secretários de Estado e etc.

Jornal : O Folha do Batel, além de ser informativo, também traz no seu conteúdo, vários assuntos de interesse do momento, como Alimentação saudável, Fitness, Direito , Segurança do cidadão, Maquiagem , Medicina, Vida Cultural , Marketing, Artes Plásticas, Moda, enfim, uma gama de assuntos diversos, que torna  o periódico  uma publicação com enorme alcance de público. Como surgiu essa idéia de um “Jornal Revista”?

 

Folha do Batel  : O Jornal Folha do Batel, possui a versão on line com 12 colunistas com atualização diária , incluindo assuntos com profissionais de diversas áreas , como : Política , Entretenimento, Clube do Luxo, Moda, Maquiagem, Segurança , Direito, Saude, Atualidade, Coluna Social, Esporte ,  Artes e Dicas de Beleza. Até mesmo pelo fato da periodicidade impressa ser mensal, procuro trazer no editorial temas sazonais e de interesse coletivo, voltados para um publico exigente e formadores de opinião como os da minha região e conseqüentemente da Folha do Batel.

Jornal :    Atualmente o vosso Jornal é visionado pelo  público português, através do trabalho de Kelly Baron. Como surgiu a idéia de Kelly fazer parte do vosso grupo de colunistas ?

 

Folha do Batel :  Conheci a Kelly Baron ainda na década passada quando ela foi Miss Curitiba e Miss Paraná, ela foi a entrevistada da capa na época, acredito que pelo ano de 2006, vi que o trabalho dela foi evoluindo, e seus posts no blog são bem interessantes, então em janeiro quando estávamos repaginando o site www.jornalfolhadobatel.com.br , aconteceu dela estar aqui no Brasil , fiz o convite , ela aceitou imediatamente, no dia 29 de fevereiro fizemos um coquetel do lançamento do site, e tivemos a honra em recebe-la juntamente com os outros colunistas e foi um sucesso, estou muito feliz em te –la como uma das nossas colunistas, a coluna dela é uma das mais lidas .

 

Jornal : O Folha do Batel é distribuído por uma grande região de Curitiba, não só no Bairro do Batel. Poderia nos explicar, nomeadamente aos nossos leitores portugueses, como se dá a distribuição do jornal ?

 

Folha do Batel : A distribuição é feita nos bairros: Batel, Seminário, Centro, Bigorrilho e  Ecoville , porta a porta nas ruas principais , em gôndolas de mercados, bancas de revistas , panificadoras, estabelecimentos comerciais e residenciais

Jornal : Qual o papel desempenhado pelo Folha do Batel, perante a comunidade da região ?

 

Folha do Batel : Trazer resgate cultural e histórico de moradores , comerciantes e empresários da região,  alem de pleitear junto aos órgãos públicos melhorias na região, a favor da comunidade .

Jornal : Um periódico, para ser editado e impresso, tem que ter uma renda que o torne viável. Como se mantém o Folha do Batel ? Essa é uma curiosidade trazida à luz por parte dos nossos leitores portugueses.

 

Folha do Batel : O custo da rotativa e despesas como distribuição e diagramação etc , é pago com a venda de anúncios no impresso.

Jornal : Acredita que a mulher, no geral, no desempenho jornalístico, está no momento caminhando ombro a ombro com os homens, ou ainda há algum preconceito nessa área ?

 

Folha do Batel : Acredito que está caminhando tal qual os homens sim, Diz o senso comum que a mulher é o “sexo frágil”, que o trabalho duro não é compatível com elas e que situações de risco não são amigáveis para jornalistas mulheres. O senso comum, porém, está errado mais uma vez. Cresce o número de jornalistas que, longe das editorias mais “tranquilas”, se arriscam em campos de batalha para contar os muitos lados da guerra e da batalha diária do jornalismo.

 

Jornal : Para terminar e agradecendo mais uma vez todo o seu contributo, pedimos que usufrua deste espaço, para nos deixar algumas palavras ou informações que considere importantes, sobre o Folha do Batel, e de que maneira o jornal pode ser acessado on line .

 

Folha do Batel : através do Portal www.jornalfolhadobatel.com.br ou pela pagina no Facebook/ jornalfolhadobatel

Acredito que temos muito a melhorar,  mas sou muito grata,

A Deus por nascer em uma época a qual não sou privada...

Por poder obter,  me enriquecer e transmitir  conhecimento.

Eu que agradeço o apoio de vocês

Coluna de Kelly Baron para a Edição de junho da Folha do Batel

bottom of page