top of page

Entrevista com as realizadoras do curta-metragem “Pequeno Desvio”, Alexandra Allen e Sara Allen,  que tem Pedro Guedes como um dos protagonistas.

Nota da Redação : Temos acompanhado o casal Pedro e Kelly em seus passeios pelos recantos de Portugal, uma boa parte deles sendo feitos tendo a moto como meio de locomoção. Pedro Guedes foi uma excelente escolha das realizadoras do curta metragem, na nossa opinião .

Desde já queremos agradecer a sua disponibilidade e contributo para o Jornal “Aqui por Vós” , que é uma atualização mensal  das notícias sobre o casal Pedro Guedes e Kelly Baron.

Jornal :  O que as levou  a se  interessarem pela realização de filmes ? Já enfrentaram alguma dificuldade, na área, por serem mulheres?

 

Pequeno Desvio : Crescemos num ambiente artístico e desde pequenas que gostávamos de artes no geral. Na escola sempre seguimos percursos artísticos, e foi aí que descobrimos o interesse pelo cinema. O cinema é a área que engloba todas as artes, e como nós gostamos de todas as ramificações do mundo das artes (desde literatura, música, fotografia, pintura, etc), a realização de filmes pareceu adequar-se perfeitamente à nossa vontade de explorar todos os meios artísticos em apenas um projecto.
Até hoje ainda não enfrentamos nenhuma grande dificuldade por sermos mulheres. Apenas por vezes sentimos que algumas pessoas não acreditam nas nossas capacidades. Mas tirando isso temos sido apoiadas nos nossos projectos.

Jornal: Como surgiu a idéia de um curta metragem cujo roteiro se baseia em aventuras sobre duas rodas ?

 

Pequeno Desvio:  Desde sempre que estamos habituadas a ter motas e a dar uns passeios com a família. Um dia surgiu a ideia de realizarmos um filme em que aliássemos um pouco da cultura portuguesa a um passeio de mota. A nossa intenção era realizar uma longa-metragem, mas como ainda não tínhamos todos os meios necessários, decidimos fazer a curta “Pequeno Desvio” como forma de testar a nossa ideia.

Jornal: Poderiam nos explicar , em linhas gerais,  qual o conceito de uma “Comédia Badass” , que é a expressão que está sendo usada para qualificar o curta ?

 

Pequeno Desvio:  O termo“Comédia Badass” surgiu como uma brincadeira, uma vez que os personagens motards do “Pequeno Desvio” contrariam a imagem estereotipada de motoqueiros “mauzões”. Na curta vemos um grupo de amigos que só fazem disparates e que tentam parecer badass, mas na verdade não são.

Jornal:  Pelas informações que temos através do Facebook Pequeno Desvio,  ( Ver Aqui ) observamos que serão inseridos, no filme, cartoons com as caricaturas de alguns personagens.  Será esse um componente de mais valia, para atrair um público de várias faixas de idade ?

 

Pequeno Desvio: As caricaturas foram um meio utilizado para fazermos um estudo da caracterização dos personagens. Apenas um dos personagens (Zeca) aparece em animação no início da curta. A animação foi incluída não como forma de atrair um público geral (apesar de esse ser o nosso objectivo, mesmo sem a animação), mas para dar um carácter mais cómico a toda a narrativa.

Jornal :   Depois da Realização da Animação “Midgard Folk” em 2014, (https://www.facebook.com/MidgardFolk)  ( Ver Aqui ) que chegou a ser premiada, quais as vossas expectativas relativamente à comédia Pequeno Desvio?

 

Pequeno Desvio : Temos grandes expectativas em relação ao “Pequeno Desvio”e esperamos que seja exibido em vários festivais, tanto nacionais como internacionais. Essencialmente esperamos que as pessoas se divirtam com este pequeno filme, tanto quanto nós nos divertimos a concretizá-lo.

Jornal  :  Sendo Pedro Guedes um aficcionado por motos, e também o fato de ser uma pessoa com bastante sentido de humor,esses fatores facilitaram a escolha e integração dele no elenco da comedia , e no seu trabalho como ator?

 

Pequeno Desvio :   Quando escrevemos o guião, pensamos em actores que fossem essencialmente divertidos e descontraídos. O Pedro Guedes era uma dessas pessoas. Por sorte conseguimos reunir uma equipa com bastante talento e sentido de humor, o que contribuiu para um ambiente divertido durante as filmagens e isso reflecte-se na própria curta.

Jornal: O lançamento do Pequeno Desvio, será só para Portugal, ou as realizadoras têm em mente o lançamento em outros países ?

 

Pequeno Desvio: O nosso objectivo é que a curta metragem circule internacionalmente.

Jornal:  Para terminar e agradecendo mais uma vez todo o seu contributo, pedimos que usufrua deste momento, para nos deixar algumas palavras ou informações que considere importantes, sobre o “Pequeno Desvio”.

 

Pequeno Desvio: O Pequeno Desvio é uma curta metragem muito divertida, que reflecte a amizade e o gosto pelo passeio de mota, mas também introduz aspectos típicos da cultura portuguesa (essencialmente da região do Porto), tal como o Rio Douro e as célebres Francesinhas.

Trailer Pequeno Desvio : ( Ver Aqui

bottom of page